segunda-feira, 30 de março de 2009

Flores de salgueiro

Os salgueiros, i.e. as plantas do género Salix (fam. Salicaceae), têm indivíduos masculinos e femininos ... são dióicas, como nós.
As flores dos salgueiros estão organizadas inflorescências muito densas, necessariamente unissexuais, que levam o nome de amentos. Este tipo de inflorescência é muito frequente em árvores polinizadas pelo vento (anemófilas). Os amentos das Salicáceas são rígidos, em contrapartida, os seus ramos são muito flexíveis. As árvores de ramos rígidos, pelo contrário, geralmente possuem amentos mais flexíveis (e.g. Quercus). Ao serem agitados pelo vento os salgueiros-macho carregam os filetes de ar com pólen; as flores femininas exploram as massas de ar em busca de pólen. As flores são orgãos energeticamente muito caros. Por essa razão, as flores anemófilas são, regra geral, simples, despojadas, energeticamente baratas.
A floração dos salgueiros na Terra Fria está a acabar. Os amentilhos masculinos pronto tombarão no solo. As flores femininas preparam-se para se transformar em fruto e produzir sementes. É sempre assim.

Amento masculino de Salix atrocinerea (Salicaceae) «borrazeira-negra» (foto C.Aguiar)

Amento feminino de Salix atrocinerea (Salicaceae) «borrazeira-negra» (foto C.Aguiar)

Sem comentários:

Enviar um comentário