quarta-feira, 8 de abril de 2009

Phalacrocarpum oppositifolium (Asteraceae)

Se, um destes dias, descerem o vale do Zêzere a montante de Manteigas (Serra da Estrela), poderão reparar que mesmo sem pingo chuva há mais de um mês, duas plantas teimam em florir pontuando os taludes de amarelo e branco. A flores amarelas são um narciso que se dá pelo nome de Narcissus rupicola (Amaryllidaceae). Os pontos brancos correspondem aos capítulos do Phalacrocarpum oppositifolium (Asteraceae).
O Ph. oppositifolium tem muito que se lhe diga. Entre outros pormenores morfológicos tem folhas opostas (duas folhas por nó), um carácter raro nas asteráceas holárticas. Depois, o género Phalacrocarpum é um dos poucos géneros endémicos da Península Ibérica.
No Parque Natural de Montesinho, na Serra de Nogueira e nas margens da Barragem do Azibo (Macedo de Cavaleiros) pode ser observado um outro endemismo ibérico ocidental - o Ph. hoffmannseggii. Esta espécie distingue-se do Ph. oppositifolium por ter folhas menos recortadas. Curioso, o Ph. oppositifolium prefere granitos, o Ph. hoffmannseggii só em xistos.




Phalacrocarpum oppositifolium (Asteraceae) (foto C. Aguiar)

3 comentários:

  1. Bom dia,
    estou pensando em ir até à Serra da Estrela em breve para conhecer algumas plantas. Está já na altura certa para os narcisos?
    AC

    ResponderEliminar
  2. Estive no fim de semana passado na Serra. Os narcisos estão agora em floração. Convém não atrasar a sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado.
    tentarei ir ainda esta semana.

    ResponderEliminar