quarta-feira, 10 de junho de 2009

Silene latifolia (Caryophyllaceae)

A vegetação de margens de caminhos, i.e. as comunidades de plantas que habitam uma estreita faixa contígua à área pisoteada dos caminhos, é muito diversa. Os factores que têm maior influência na sua estrutura florística são a exposição à luz e a disponibilidade de água (na Primavera e princípios do Verão), a compactação do solo e a concentração em azoto assimilável no solo.

Nos caminhos mais sombrios, mas também nas orlas dos bosques, é muito frequente, um pouco por todo o país, a Silene latifolia (Caryophyllaceae).


Como é característico das espécies da secção Elisanthe do género Silene, a S. latifolia é uma planta dióica, i.e. as suas flores são unissexuais, co-existindo plantas masculinas e plantas femininas numa mesma populações. Enfim, como acontece com a nossa espécie, Homo sapiens.

Flor masculina de S. latifolia (extirpado 1/2 do cálice e retiradas 2 das pétalas para facilitar a observação do androceu). N.b. só tem estames.

Flor feminina de S. latifolia (extirpado 1/2 do cálice e retiradas 3 das pétalas para facilitar a observação do gineceu)N.b. estames ausentes e ovário súpero com 5 estigmas (um deles pouco visível na fotografia).

As flores das S. latifolia do NW são um pouco mais pequenas do que as flores das populações mediterrânicas da espécie. Está publicado um nome para elas: S. latifolia subsp. alba. Quem as quiser ver basta fazer a autoestrada Porto-Braga ou a Circunvalação e a Via-Norte na cidade do Porto e olhar para os separadores ou para os taludes que as marginam.

4 comentários:

  1. Surgem sempre pérolas de grande valor neste blog maravilhoso!!

    zg

    ResponderEliminar
  2. The white campion! Beautiful!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro este blogue.E o nome vulgar?
    Só me fazem lembrar a fitosociologia....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois meu caro Anónimo posso informá-lo de que o nome vulgar, comum ou popular da silene latifolia é assobio.

      Eliminar