quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Apiáceas litorais: Distichoselinum tenuifolium e Cachrys libanotis

Raramente tenho oportunidade de explorar a flora e a vegetação litorais na Primavera porque vivo a 200 km do mar. Chegam o Verão, as férias e a praia ... e a maior parte das plantas do litoral já floriu e frutificou. Não vejo Armeria, Thymus, Stauracanthus ou Linaria anuais em flor. Em contrapartida, colho e fotografo bons "cadáveres" de apiáceas. Sobra-me esta consolação porque para identificar apiáceas (= umbelíferas) são necessários frutos maduros de preferência colhidos em indivíduos senescentes (a grande maioria das umbelíferas portuguesas é anual ou se perene renova anualmente a parte aérea na Primavera).

Aqui vão duas curiosas e infrequentes umbelíferas litorais:



Distichoselinum tenuifolium. O género Distichoselinum é endémico da Península Ibérica e monoespecífico (detem uma única espécie). O D. tenuifolium distribui-se desde a Comunidade Valenciana (Espanha) até ao Algarve. Fotografei esta planta nas arribas sobranceiras à praia do Burgau (Algarve).



Cachrys libanotis. Esta espécie dunar tem uma área de distribuição mais lata (W da Região Mediterrânica) embora em Portugal se restrinja ao Algarve e à costa do SW. Sem grande esforço podem-na encontrar nas dunas secundárias de algumas das praias mais famosas da Costa Vicentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário