quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Leucojum autumnale (Amaryllidaceae)

Serão os polinizadores suficientes para satisfazer a procura na Primavera? Eis uma pergunta natural, lógica, parece-me. As nossas Primaveras são tão carregadas de flores, com tantos tipos de corolas, estames e pistilos, em resumo de flores, todas misturadas, encavalitadas umas nas outras, a competir pela atenção dos insectos polinizadores!
Muitos autores, de facto, admitem que o serviço polinização é particularmente escasso nas regiões com florações concentradas numa estação do ano. No mediterrânico, a combinação calor, água no solo e elevada radiação solar, só ocorre na Primavera. Por isso, as maiores taxas de crescimento das plantas verificam-se na Primavera, e a Primavera é a estação das flores.
No Verão falta a água, há que perseverar reduzindo as perdas do precioso líquido por evaporação. Produzir flores custa água: geralmente não compensa os riscos. Nos biótopos húmidos (e.g. margens de cursos de água), pelo contrário, produzir flores tardiamente, no estio, é uma boa estratégia para conseguir muitos e bons polinizadores.
Florir no Outono, hipoteticamente, seria uma boa solução para escapar à intensa competição primaveril por polinizadores. No Outono voltam as chuvas, e os dias ainda são amenos, pelo menos durante a tarde. Porém, florir no Outono envolve sérios riscos, porque o Inverno está aí, ao virar das esquina. Os polinizadores preparam a sua retirada de cena e podem escassear, a geada pode destruir as flores, e o calor (e a luz) pode ser insuficiente para a maturação de frutos e sementes. Não surpreende por isso que as plantas de floração Outonal sejam escassas nas nossas latitude. Aqui está uma das mais interessantes, o Leucojum autumnale, uma planta bulbosa relativamente frequente em Portugal continental, por exemplo em bosques perenifólios:


Leucojum autumnale (Amaryllidaceae) [Foz do Tua, Carrazeda de Ansiães; foto C. Aguiar]

4 comentários:

  1. Fantástico!! É uma planta belíssima (também conhecida por Acis autumnalis) e consta ser muito rara em TM e em quase todo o N de Portugal!

    zg

    ResponderEliminar
  2. The gorgeous Autumn Snowflake!!

    zg

    ResponderEliminar
  3. Ainda há dias vi essa Leucojum autumnale mesmo junto à linha do Tua, nos pedaços de terreno entre as escarpas. Formava populações com dezenas de plantas, e era acompanhada pela Scilla autumnalis, ainda mais numerosa. A julgar pela amostra, essas duas plantas não são nada raras no vale do Tua e nas imediações. Vão passar a sê-lo, claro, quando se construir a nefanda barragem.

    ResponderEliminar
  4. Comentário oportuno, Paulo.

    ResponderEliminar