sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mibora minima (Poaceae)

As primeiras plantas a florirem no interior Norte e Centro de Portugal dividem-se em três grandes grupos: árvores de polinização anemófila (e.g. Alnus glutinosa, Corylus avellana, Fraxinus angustifolia e Salix), plantas bulbosas (e.g. Narcissus e Crocus) e pequenas herbáceas anuais, sobretudo poáceas e brassicáceas. Entre as gramíneas conta-se esta pequena Mibora minima.



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ophrys apifera Huds. (Orchidaceae)


A Ophrys apifera Huds. é uma das orquídeas que cresce no relvado em frente ao INRB, o sítio onde trabalho. Todas as pessoas, mesmo a senhora do bar, têm apreço por elas. Os jardineiros quando cortam a relva não lhes mexem e alguém mais zeloso pôs-lhes umas protecções improvisadas em volta. É um exemplo de biodiversidade urbana. O relvado têm ainda Ophyrs bombyliflora, O. lutea, O. dyris e Serapias strictiflora. Para saber mais acerca de orquidáceas portuguesas veja-se um excelente texto de Miguel Porto aqui. Estácio da Veiga (1828-1891) escreveu a primeira monografia deste género para o país. A obra monográfica mais recente acerca desta família de plantas em Portugal é de Daniel Tyteca de 1998, que se pode obter aqui. Num nível científico pode ver os pdfs desta família por inteiro aqui.
Os habitats de orquidáceas estão legalmente protegidos.

Foto: A. Saraiva (2007)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Veronica (Plantaginaceae)

O género Veronica é um dos mais diversos de Portugal (17 sp.). As Floras clássicas colocam as Veronica na família Scrophulariaceae. Recentemente, foram transferidas para as Plantagináceas (sistema APG II, vd. http://www.mobot.org/MOBOT/Research/APweb/).
As Veronica são muito fáceis de identificar através de um conjunto muito orginal de caracteres: corola de 4 pétalas, geralmente azuis, esbranquiçadas na base; 2 estames; fruto uma cápsula lateralmente comprimida e, regra geral, com a forma de coração.
A maior parte das Veronica são infestantes de Outono Inverno de floração muito temporã. Entre as espécies mais frequentes contam-se a V. arvensis, a V. persica e a V. hederifolia.


Veronica arvensis
Veronica hederifolia
Veronica persica