segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rosa micrantha (Rosaceae)

Num post recente (clicar aqui) apresentei uma curiosa hipótese sobre a cor dos frutos de Outono. Para decorar o texto postei um fruto negro; ficou por mostrar um fruto vermelho. Aqui está um exemplo:


Rosa micrantha (Rosaceae)

A R. micrantha é uma das roseiras-bravas mais frequente e de mais fácil identificação em Portugal. Reúne os seguintes caracteres diagnóstico: pedicelos do fruto (ou da flor) revestidos por glândulas providas de um pequeno pé (glândulas pediculadas) (ver imagem); presença abundante de glândulas acastanhadas sésseis (sem pé) na página inferior, que tornam as folhas rugosas ao tacto, e quando esmagadas libertam um intenso odor a maçã.

5 comentários:

  1. Mais uma belíssima planta, com frutos vermelhos muito atractivos!

    ResponderEliminar
  2. Excelente blog. Com caracteristicas que muito aprecio. Vou adiciona-lo ao meus favoritos.
    Bem hajam !

    ResponderEliminar
  3. Não é este fruto que é utilizado em países nórdicos para fazer chá? (provavelmente outra espécie). Têm algum uso por cá?

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo é uma Rosa, mas julgo não ser esta. Costumo comer as úrnulas (o nome técnico dessa coisa carnuda e vermelha que vê na foto) depois de tirar os pêlos que as revestem por dentro e almofadam os caroços (frutículos). Além do consumo em fresco, também servem para fazer compota, mas nunca experimentei nem sei a técnica.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas dicas; a descrição do cheiro a maçãs e da presença das glândulas deve facilitar para reconhecer em campo. Caso encontrar hei-de comentar o sabor!

    ResponderEliminar