segunda-feira, 26 de abril de 2010

Flora do lameiro do Poulão IV: Taraxacum (Asteraceae)

Bom, um tema difícil: o género Taraxacum (Asteraceae) «dentes-de-leão».
À semelhança dos Rubus (Rosaceae) e Hieracium (Asteraceae), muitos Taraxacum são apomíticos (reprodução assexual por semente), ou misturam reprodução sexual com apomixia. Com plantas assim é difícil identificar taxa com combinações consistentes de caracteres no tempo e no espaço, e aplicar as regras lineanas de nomenclatura (ver este post).
Felizmente, acaba de ser colocada online pela Flora Ibérica uma revisão do género Taraxacum (vd. aqui).

No lameiro do Poluão identificam-se dois dentes-de-leão:


Taraxacum duriense Soest. (Asteraceae). N.b. folhas partidas com os segmento terminal curvado para trás (sagitado, pouco visível na imagem), frutos oliváceos (cor de azeitona) e brácteas involucrais externas (as que se apresentam enroladas na base da inflorescência) com uma estreita margem hialina (branca e translúcida)

Taraxacum erythrospermum Besser (Asteraceae). N.b. folhas divididas em numerosos segmentos muito estreitos côncavos, de segmento terminal triangular; brácteas involucrais verdes; corpo das cipselas (frutos) ferrugíneo (cor de ferrugem)

Impressiona-me o facto destas duas espécies, embora muito semelhantes, não partilharem o mesmo habitat; nunca as vi misturadas. O T. duriense é uma planta dos lameiros de regadio; acompanha e floresce ao mesmo tempo que as Bellis «margaridas» e o Narcissus bulbocodium. O T. erythrospermum prefere pastagens mais secas, sobre coluviossolos bem drenados. Também a vejo em margens de caminhos, malhadas (comunidades Poa bulbosa e Trifolium subterraneum) e relvados urbanos. No género Sanguisorba (Rosaceae), e não só, acontece algo semelhante: a S. minor é característica de lameiros de regadio, a S. verrucosa habita lameiros de secadal.

5 comentários:

  1. Plantas difíceis, sem dúvida, os Taraxaca. Aprendem-se sempre coisas interessantes neste blog e neste lameiro!

    ResponderEliminar
  2. Os dentes de leão são giríssimos. Por aqui existem muitos :)

    ResponderEliminar
  3. Também conhecidos pelo curioso e sugestivo nome "pissenlit"...

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos. Parece que estamos com os interesses coincidentes. Eu actualmente ando na senda dos dentes-de-leão. Os Taraxacum da sect. celtica em Portugal reconhecem-se bem pelas brácteas externas aplicadas ao capítulo ou pouco reflexas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ainda podemos sentir aquela emoção da descoberta neste género, porque está ainda mal estudado no nossos país. Não me admira, por isso, que andes em cima deles ;)

    ResponderEliminar