quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Serapias cordigera (Orchidaceae)







Suponho que esta bela orquídea, que aparece frequentemente em lameiros de montanha da classe de vegetação pratense perene Molinio-Arrhenatheretea, ainda não estava representada neste blog. Assim, para dar um pouco mais de cor e frescura a este Verão tão quente e seco, aqui ficam duas imagens desta espécie tão interessante e ornamental:
Serapias cordigera L. -- Sp. Pl., ed. 2. 2: 1345. 1763 [Jul-Aug 1763], conforme se pode consultar aqui:
IPNI Plant Name Query Results

4 comentários:

  1. E essa orquídea, além de muito vistosa, pode ser bem corpulenta. Já vi algumas com perto de 50 cm para os lados da Lousã. Pareciam estar a acenar para pararmos o carro e irmos vê-las (coisa que fizemos de muito bom grado).

    Já agora, duas perguntas. Essa planta esguia que se vê em fundo é uma Lycopodiella inundata? Se for, é uma companhia inusitada para a Serapias. E onde foi tirada a foto?

    ResponderEliminar
  2. A dita foto (a de cima, horizontal) foi tirada em 27 de Junho de 2006, ao meio dia, em plena Serra do Caramulo, num lameiro.
    A dita planta licopodióide deverá ser o Carum verticillatum W.D.J.Koch -- Nova Acta Phys.-Med. Acad. Caes. Leop.-Carol. Nat. Cur. 12(1): 122. 1824 [ante 28 Oct 1824], conforme consta aqui: IPNI Plant Name Query Results

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela resposta. Nunca pensei que uma umbelífera pudesse ter um tal aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Eu também agradeço os simpáticos comentários!

    ResponderEliminar