terça-feira, 28 de dezembro de 2010

José Gomes Pedro [1915-2010]

Faleceu na manhã de ontem, em Azeitão, com 95 anos de idade o notável botânico Engº Agrónomo José Gomes Pedro.

O Engº Gomes Pedro é conhecido entre os naturalistas portugueses pelas suas publicações sobre a Flora da Serra da Arrábida. Muitos dos que com ele conviveram não saberão, porém, que antes de se dedicar à flora arrabidense o Engº Gomes Pedro foi Director-Geral da Agricultura de Moçambique e um exímio botânico tropical. Contou-me um dia que em Moçambique os carregadores lhe chamavam "o homem que sobe às árvores" - para colher flores, claro - numa língua indígena que não recordo.
Tempos heróicos estes. As excursões botânicas duravam meses. Dava tempo para semear o milho, colher as massarocas, e alimentar e criar as galinhas que faziam parte da companha. E cada planta colhida tinha boa probabilidade de vir a ser um tipo nomenclatural.
A África acabou para os botânicos portugueses, e a flora europeia não tem graça. Com menos graça ficou também a botânica portuguesa sem o Engº Gomes Pedro.

Carlos Aguiar

10 comentários:

  1. Um grande botânico, sem dúvida.
    Também participou intensamente nas heróicas campanhas botânicas do Estudo Fitogeográfico da Região Duriense, nos anos 40.

    ResponderEliminar
  2. E trabalhou afincadamente no PNA durante anos, organizando um herbário fantástico e acompanhando as nossas saídas de campo, com um afinco e fazer inveja aos mais novos!

    ResponderEliminar
  3. E também descreveu uma espécie nova de narciso
    (Amaryllidaceae): Narcissus fernandesii Pedro, Bol. Soc. Brot. sér. 2, 21: 60. 1947
    IPNI Plant Name Query Results

    ResponderEliminar
  4. E, muito justamente, foi-lhe dedicada uma excelente espécie arbustiva de eufórbia arrabidense:
    Euphorbia pedroi Molero & Rovira, Anales Jard. Bot. Madrid 55(1): 198. 1997
    IPNI Plant Name Query Results

    ResponderEliminar
  5. Essa extraordinária espécie -assim denominada em homenagem a um botânico extraordinário- foi já publicada aqui neste blog, em 17 de Março de 2009 (Euphorbiaceae), pelo ilustre JCapelo.

    ResponderEliminar
  6. E foi o primeiro botânico a colher (?) o Convolvulus fernandesii e a perceber que se tratava de uma espécie nova, apesar de não ser um dos seus autores.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma informação interessante: supomos que o Eng.º Gomes Pedro foi, entre todos os botânicos portugueses (especialistas em plantas vasculares), aquele que viveu mais tempo.
    A seguir encontram-se outros dois grandes botânicos que se dedicaram também sobretudo à flora africana: Francisco de Ascensão Mendonça (1889-1982) e António Rocha da Torre (1904-1995), de acordo com a informação que consta do Mabberley's Plant-Book (2008).

    ResponderEliminar
  8. Convém notar que Francisco de Ascensão Mendonça, tal como José Gomes Pedro, para além da flora africana, também estudou afincadamente a flora da Região Duriense e também publicou uma nova espécie de Narcissus (Amaryllidaceae):
    Narcissus calcicola Mendonça -- Bol. Soc. Brot. vii. 318 (1929-30)
    IPNI Plant Name Query Results

    ResponderEliminar
  9. Como botânico, no campo, tinha 'olho'; basta ver os exemplares que herborizou ao longo da sua vida.

    A flora europeia já passou a fase exploratória das descobertas que provocam picos de adrenalina. Estamos agora numa fase mais analítica, a qual tem também a sua graça; este blog é um bom exemplo.

    ResponderEliminar
  10. Eu também acho que a flora europeia continua a ter muito interesse. Até surgiu recentemente a Sociedade Portuguesa de Botânica -uma iniciativa de grande mérito-, assim como numerosos blogs bem interessantes!
    E para além das nossas plantas nativas, temos também cá numerosas exóticas, cultivadas e não só, que são também muitíssimo interessantes!

    ResponderEliminar