sábado, 30 de julho de 2011

Rosa arvensis (Rosaceae)

Duas fotos com menos de uma semana de Rosa arvensis, uma nova espécie para Portugal:

Rosa arvensis (Rosaceae). N.b. folhas de dentição simples (foto esq.), estiletes organizados numa coluna que emerge acima dos estames (coluna estilar) e pequenas glândulas a revestir o pedúnculo (foto dir.). Três espécies de Rosa indígenas de Portugal têm coluna estilar: R. arvensis, R. sempervirens e R. stylosa. A R. arvensis distingue-se da R. sempervirens por ser caducifólia, e da R. stylosa por apresentar um disco plano (não visível nas fotos) e coluna estilar glabra.

Fotografei e colhi esta roseira na margem de um avelanal (comunidade de Corylus avellana) no local mais isolado e pristino da Serra de Nogueira, a cerca de 10 km da minha cidade de Bragança. Esta localidade é também a única conhecida em Portugal de Bromus ramosus (Poaceae) e de Rubus vestitus (Rosaceae). Ainda lá estavam!

Os carvalhais não são todos iguais.
Os carvalhais recentes, emersos em paisagem de elevada hemerobia (muito alteradas pelo homem), são desinteressantes porque são pobres em espécies raras, sobretudo em plantas especialistas de bosque, esciófilas (de sombra) e de dispersão lenta. O carvalhal da Serra de Nogueira não, porque é antigo e foi usado com pouca intensidade pelo homem.

3 comentários:

  1. Absolutamente extraordinário!!!
    ZG

    ResponderEliminar
  2. espectáculo! Houvesse mais sítios espectaculares assim em Portugal, mas temos que nos contentar com os eucaliptais :/
    Belo trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Maravilha. Acabo de a ver na margem do Rio Minho, junto à foz do Rio Gadanha, em Monção. Foi encontrada por Estevão Portela-Pereira e eu tenho-a seguido ao longo de um ano, esperando a floração. Está agora florida. Na Flora-on nem sequer está na lista de espécies de roseira.

    ResponderEliminar