domingo, 15 de abril de 2012

Flora-on


Os naturalistas com interesse na flora portuguesa têm ao seu dispor, de há um mês para cá, uma ferramenta excepcional: a Flora-on.
Não vou aborrecer o leitor deste blogue com uma descrição pormenorizada das funções da Flora-on porque a plataforma é simpatiquíssima para o usuário. De qualquer modo, proponho aos neófitos que comecem por fazer buscas por espécie (encostem o rato à esquerda para disparar o explorador taxonómico) e que explorem os sistema de identificação interactiva. Esta última componente da Flora-on baseia-se numa gigantesca base de dados com os caracteres mais relevantes de todas as planta da flora portuguesa. Por exemplo, número de peças do perianto, concrescência e cor das suas peças, simetria da flor, posição do ovário, inserção das folhas, presença látex e acúleos, e por aí adiante. Não consigo imaginar o tempo que demorou construir. Que futuro extraordinário que tem a informação corológica disponibilizada pela Flora-on quando os especialistas na flora de Portugal se decidirem a carregar toda a sua informação nas bases de dados anexas à plataforma. Este processo está em marcha.
A Flora-on coloca a florística Portuguesa em pé de igualdade com o melhor que se faz no planeta. Os seu a seu dono; os méritos a quem os merece. O Miguel Porto idealizou, concebeu e escreveu o código da Flora-on. Os autores dos conteúdos estão discriminados aqui. A Sociedade Portuguesa de Botânica é extraordinária. Bem hajam.

2 comentários:

  1. Muito interessante, de facto! Vale a pena visitar a Flora-on!

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Leigo que sou por mais que vá aprendendo, já a utilizei variadas vezes para identificar e descriminar plantas que nos últimos 4 anos fui fotografando,incluindo muitas delas na companhia de alguns da SPB e o próprio Miguel Porto.
    Leigo que sou por mais que vá aprendendo ('de gatas') tenho que confessar que testando a identificação interactiva ainda me não mereceu mais que uns esgáres pois que a minha ignorância terminológica ainda me cauciona e protege,mas sim..será certamente como é dito: ao nível do melhor..por que certamente o que faltava por cá quando comparado com outros sítios foi conseguido em excelência.
    Obrigado pelo conhecimento partilhado.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar