sábado, 16 de junho de 2012

Trifolium physodes (Leguminosae)



Ainda aqui não tinha sido postado este trevo formoso e raro, de inflorescências bem infladas e róseas, que outro dia (12.VI.2012) tivemos a fortuna de encontrar, na companhia de uns belos musgos húmidos, na margem de um caminho pedregoso, junto às ruínas de Conímbriga (BL), em pleno Centro-Oeste calcário (CW. calc.):
"Leguminosae: Trifolium physodes Steven ex M. Bieb., Fl. Taur.-Caucas. 2: 217. 1808; Original Data: Notes: Europ. austr.; Oriens"
(http://www.ipni.org/ipni/idPlantNameSearch.do?id=523545-1)


5 comentários:

  1. Segundo a Flora Iberica VII(II), este trevo é tão raro que só se encontra em duas províncias espanholas, embora já se tenha encontrado em cinco províncias portuguesas!!

    ResponderEliminar
  2. Será que se deve enquadrar na classe de vegetação de orla de bosque Trifolio-Geranietea, tão rica em espécies belas e raras?

    ResponderEliminar
  3. Olá ZG
    Não sei (nem é de esperar saber) responder-te ao que a ti próprio (e a outros) perguntas, mas de facto nunca o vi; já tenho uma pequena colecção fotográfica de 'trevos', por casa ou fora (mais fora obviamente!) mas este nunca vi; e sempre que descubro um novo, ao vivo, espanto-me com a variabilidade deste género.
    De facto olhando apenas para o que o Flora-On mostra (e para os listados que ainda não mostra) será (opinião de leigo) um dos géneros mais profíquos na 'descendência'!
    Obrigado.
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos
    Obrigado pelo comentário!
    É um género extraordinário, sem dúvida, e um dos que possuem maior número de espécies entre nós!
    Também gosto muito de trevos (e o CA e outros ilustres botânicos também), assim como de Medicagos, Trigonellas, Lotus, Melilotus, Lathyrus, Vicias e todas as outras Leguminosas, sempre tão belas e tão úteis!!
    Abraço,
    ZG

    ResponderEliminar
  5. The moss may be Hypnum aff. lacunosum - Thanks to César Garcia!!

    ResponderEliminar