quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Calamintha nepeta (L.) Savi (Labiatae)


Como já não há nesta época tão fria muitas plantas em floração, aqui fica uma das mais resistentes: o pequeno e belo subarbusto Calamintha nepeta (L.) Savi = Melissa nepeta L. = Satureja nepeta (L.) Scheele (Labiatae ou Lamiaceae), fotografada hoje mesmo, 13.XII.2012.

3 comentários:

  1. Olá ZG
    Algumas lamiáceas silvestres foram das primeiras que cá por casa fotografei mas esta não; e de facto olhando-a - ia a escrever e lembrei de ir ao Flora-On para ver se não estava a inventar; e parece que não! - há umas que mesmo ao vivo me deverão confundir; de facto é vulgar nos livros, nas matas e montanhas encontrar o Clinopodium vulgare pois o raio das flores são (a mim, pois claro) praticamente iguais; terei que afinar e calibrar o olhar bem melhor do que está! Bem ..sei que há sinónimos quase cruzados e talvez isso ajude à minha confusão!
    Cumprimentos
    Carlos M. Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos
    Obrigado pelo comentário!
    Pois, há sempre plantas que se confundem facilmente, e a enorme quantidade de nomes existentes também não ajuda muito, é verdade... mas penso que este pequeno subarbusto é uma das labiadas mais comuns no N e C de Portugal!
    Cumprimentos
    ZG

    ResponderEliminar
  3. http://jardimmagicooficiall.blogspot.com.br/
    oi siga meu blog fazendo favor já sigo o seu !!

    ResponderEliminar