quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Já experimentou o WebSIG do Flora-on?

O Flora-on tem uma nova ferramenta, um WebSIG (http://www.flora-on.pt/#w). Obrigado Miguel Porto !!!
Há muito buraco para preencher mas os padrões começam a emergir.
A SPB fez 1 ano de vida. Em vez de receber presentes ... oferece-os :)

9 comentários:

  1. O Miguel fez um trabalho fantástico. Em sofisticação tecnológica o Flora-On está a anos-luz de toda a concorrência. E a quantidade de informação acumulada já começa a ser respeitável. Em vez de fingirem que estão preparar coisa semelhante que ficará pronta ainda a tempo do fim do mundo (o famoso SPINAT), o Ministério do Ambiente e o ICNB fariam melhor em apoiar (financeiramente e não só) este projecto.

    Quanto aos vazios no mapa, eles representam outras tantas sugestões de passeios botânicos a quem tem contribuído com registos geográficos. Eis o próximo desafio: conseguir um caminho contínuo de quadrículas preenchidas ligando Trás-os-Montes ao Algarve pelo interior do país.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o ilustre CA!!
    Muitos parabéns ao Miguel Porto e aos seus camaradas da jovem e dinâmica SPB, pela excelente iniciativa da Flora on - uma verdadeira obra magna, que está a ter grande êxito - é uma enciclopédia da flora vascular de Portugal continental, cada vez mais completa e rica!!
    Também acho que merece os maiores apoios, oficiais ou não!!
    Quanto à "concorrência", não a conheço bem... Sei que há outras obras muito importantes acerca da flora na Net (Anthos, Euro+Med Plant Base, Flora of China, Flora of North America, GRIN, IPNI, Med-Checklist, The Plant List, USDA, Wikipedia, etc.) mas não são especificamente dedicadas a Portugal continental, como a nossa bela Flora On!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Carlos, Paulo, ZG!!
    Mas muito obrigado digo eu a todos os colaboradores, pois de que serviriam as ideias, os algoritmos, a "sofisticação tecnológica", se não houvesse dados? Além disso, são os dados que motivam as novas ideias!
    Um grande obrigado a todos.

    Uma ligeira correcção - o Flora-On é que fez 1 ano de vida!

    ResponderEliminar
  4. Claro, Miguel, a Flora-on é o aniversariante. Para mais estivemos juntos no dia do parto :)

    ResponderEliminar
  5. Excelente, o WebSIG, sem dúvida!!
    Funciona muito bem - Uma verdadeira maravilha!!

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo de 28 de Fevereiro. Lamento, mas não sou a pessoa certa para responder à sua pergunta. Tenho um vaga ideia para que serve o GIS, e nenhuma como funciona. Proponho-lhe que descubra o que é o WebGis do Flora-On usando-o. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Carlos!
      Já sei o que é o WebSIG!!
      É lindo e funciona muito bem!!
      Como alguém disse, e com toda a sinceridade:
      Adorei! Adorei! Adorei!

      Eliminar